quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Caramelo de manteiga com tangerina



Esta é a minha primeira publicação. 

Espero que atrás desta venham muitas ;) 

Esta receita tem uma delicadeza que nos faz pensar: "Será que conseguirei fazer algo assim?", "Parece tão complicado de fazer!" . Qual quê?? Super fácil de fazer, com um sabor...hmmmm... de nos levar ao céu!!!

Há uns anos estava numa esplanada a comer um gelado e a deliciar-me com o topping de caramelo. Sendo eu como sou, tinha a cabaça a mil a imaginar como seria feito. "Bem, no caramelo líquido, aquele de por nas formas para os pudins, usa-se água, e se eu usar natas e um pouco de manteiga para fazer topping?e quem sabe aromatizar com algo?" A ideia ficou na cabeça, mas não a pus logo em prática. Na altura trabalhava, e não tinha muito tempo de fazer estas experiências pois fazia turno noturno.
Até que chegou a Páscoa. Na minha casa era usual ter cerca de 30 pessoas a almoçar, sabem, daqueles almoços que se estendem até ao jantar? Foi a altura perfeita para experimentar a minha ideia! Adorei! Ficou delicioso mas não estava perfeito (sou muito perfeccionista :P)

Quando deixei de trabalhar passei a ter mais tempo para estas experiência e comecei a investigar na net sobre o assunto. Apercebi-me que o que fazia com que o meu caramelo não fosse perfeito eram as medidas, pois eu fazia tudo a olho :p Uma vezes ficava mais líquido outras mais espesso...

Agora sigo uma medida e sai sempre perfeito!! Estas medidas, bem cheguei a elas pela investigação que fiz. Não sei de quem é a receita original, mas que é boa...ai isso é!





Aqui vai a receita:
  • 160 gr de açúcar
  • 80 gr de manteiga com sal
  • 200 ml de natas
  • Sumo de uma tangerina
 
Numa panela coloque o açúcar e o sumo da tangerina.  Leve a lume médio baixo, (para não correr o risco de queimar) e deixe que o açúcar derreta até ficar um caramelo dourado acastanhado. Quanto mais escuro ficar o caramelo mais forte será um travo amargo no produto final.
Enquanto que o açúcar derrete, coloque num outro recipiente, que possa ir ao fogo, as natas e deixe aquecer lentamente. Quando o açúcar estiver com um tom dourado acastanhado, tire do lume e junte com cuidado as natas e mexa para que fique uma mistura homogenia. Vá adicionando a manteiga partida em bocados e vá mexendo até incorporar tudo. Coloque o caramelo num frasco de vidro.


Atenção:
  • Esta é uma receita é feita a altas temperaturas, o caramelo atinge temperaturas capazes de fazer queimaduras muito graves, atinge cerca de 150º. Tudo tem que ser manuseado com muito cuidado, e proteção (luvas de cozinha);
  • Se por acaso ficar tipo com grumos leve de novo ao lume brando e mexa sempre. Em principio não acontecerá, pois ambos os ingredientes estão quentes. Se mesmo assim persistirem os grumos passe o caramelo por um passador de rede fina e com uma espátula ajude a passá-lo. Ficará bom na mesma.


Chamem-me maluca, mas tostas com este caramelo aromatizado é do melhor!!!


Depois de completamente frio tem uma cremosidade...hmmm



Espero que gostem!
Bom apetite!!

Sem comentários:

Enviar um comentário